Ética Animal e Filosofia da Ciência. Cientistas inventam a RAÇÃO para cães e gatos. Um alimento PRÁTICO, SAUDÁVEL e LUCRATIVO!!

Antigamente, cães e gatos se alimentavam de restos de comida caseira, restos de carne dos açougues ou de bichos que caçavam sozinhos. Nesse tempo, a vida de seus donos era diferente: nem todos trabalhavam fora e havia menos correria no dia a dia e, dessa forma, podia-se fazer a comida para os animais, por exemplo, arroz com pescoço de frango.

Os anos foram se passando, a vida de todas as pessoas começou a ficar agitada e, nesse ínterim, os cientistas da indústria ‘pet’ alimentícia inventaram um novo alimento para os bichos da nossa casa, as rações, alegando que elas continham ingredientes mais apropriados para a saúde dos animais, tais como, proteínas, vitaminas e carboidratos, secos e triturados, além de estarem prontas para o consumo.

¨As rações em granulado que conhecemos hoje surgiram em 1957 quando a companhia, Purina, começou o marketing das rações dogchow e catchow¨.*   

Obviamente que tratar os animais domésticos com a ração diminuiu muito o trabalho com os mesmos, além de eles ficarem mais bem nutridos, uma vez que a ração contém ingredientes equilibrados em sua fórmula. A comercialização da ração também foi um sucesso e, hoje, é muito difícil que algum animal doméstico não seja tratado com alguma delas.

¨Sabemos todos como é conveniente e fácil comprar e armanezar um alimento de animal de estimação que se apresenta como equilibrado, nutritivo e seguro. Existem rações próprias para cachorros, cadelas prenhas, animais adultos e idosos, para prevenir o tártaro e ainda outras para cães de trabalho. Há cerca de 25 anos surgiu um novo mercado: o das rações de dieta, para serem utilizadas somente em tratamentos de animais e em animais com complicações como a insuficiência renal e cardíaca ou mesmo com câncer.¨*

www.nestle.com.br/

nestle.com.br

Cantinho das Perguntas

 Com a ajuda de Paulo Freire, ¨Por Uma Pedagogia da Pergunta¨, desenvolvam a CURIOSIDADE e elenquem suas perguntas para os debates em sala de aula. Quem é curioso sabe mais. Quem é curioso vai mais longe.

1- Será que as rações são gostosas? MMM

2- Será que a ração dos gatos é de peixe? FM

3- Os ingredientes da ração dos cães e dos gatos são os mesmos? HT

4- Por que algumas rações são tão baratas e outras tão caras? EGEE

5- Os cientistas inventaram os biscoitos para animais na mesma época? CAM

6-  As rações são realmente melhores que a comida? DCMP

7- Os cientistas ganharam muito dinheiro com esta invenção? LDS

8- Será que tem ração sabor -sobremesa- também? SEP

* http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/hist_ria_das_ra_es_para_animais/279

Comentários desativados.