Muito diferente, um PAPA latino-americano, um PAPA pobre!

LIEBSTERBLOGAWARD MLD

Ontem, emocionei-me ao ouvir que o cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco I, fora escolhido para conduzir a Igreja Católica e seus fiéis. Penso que será uma figura muito ‘diferente’ na Santa Sé.

Achei cativante a forma como se apresentou à multidão em Roma: sua aparição foi modesta, cordial, despretensiosa; ao se despedir, achei-o sereno, confiante e, especialmente, humilde, pedindo que todos orassem por ele.

Um papa latino-americano!, de um dos “países do sul”, quem diria?, educado desde o berço para doar, dividir, compartilhar, repartir com o próximo, diminuindo as desigualdades, a começar pelas dos próprios parentes e vizinhos.

Desejo que sua fé seja algo ‘pragmática’; que ele possa ir além da obediência a Deus; que ele tenha lucidez e sensibilidade para resolver problemas morais e sociais do século XXI – aqueles que concernem à Igreja – de um jeito mais flexível, problemas que afligem os fiéis e também os seus próprios membros, homens e mulheres. Enfim, que esteja mais atento em esclarecer e ajudar os ‘pecadores’ do que em elencar ou simplesmente eternizar os ‘pecados’.

Seja bem-vindo ao Brasil, país com 64,5% de cristãos católicos.

noticias.terra.com.br

noticias.terra.com.br

america latina

marcosbau.com.br

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Avatar de MariaLDário MariaDario
    mar 14, 2013 @ 20:09:52

    É exatamente isso o que eu desejo, Profa. Helena, que a Igreja Católica evolua, se transforme, progrida; não é possível manter-se tão estagnada, tão inerte. Caso contrário, a sua dissolução será inevitável e, o Vaticano, um país somente para os turistas das artes e dos museus, menos para os da fé. Eu gostaria muito de acreditar que ainda somos “o sal da terra”.
    Obrigada por acompanhar-me!

  2. Avatar de Helena Villar Janeiro Helena Villar Janeiro
    mar 14, 2013 @ 16:29:47

    Eu tamén espero o mesmo, prezada amiga. Parece moi diferente, aínda que haxa teses saídas da súa boca que eu non podo compartir: o concepto das mulleres e da sexualidade. Pero tamén niso está a tempo de evolucionar. Noutros é impensable. Unha aperta sororal.